sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Negligência..

Em recente estudo na casa de oração de Jacaraú, tratamos o assunto da negligência e sua seriedade na vida do cristão. Infelismente vem tomando espaço no meio das igrejas hoje, pessoas totalmente negligentes em relação ao seu compromisso cristão. Precisamos analisar algumas características da negligência e se detectarmos em nossa vida tirar logo. Em Jeremias 48 vemos algumas características da negligência o Verso 2 diz “A glória de Moabe já não existe mais; em Hesbom tramaram mal contra ela, dizendo: Vinde, e exterminemo-la, para que não seja mais nação; também tu, ó Madmém, serás silenciada; a espada te perseguirá”. Serás silenciada Quando cessa o louvor a negligencia surge junto com a falta de louvor, a apatia torna-se predominante em seu coração e não há mais gratidão ou motivação para a celebração.Outro ponto está no verso 5 “Porque pela subida de Luíte eles irão com choro contínuo; porque na descida de Horonaim os adversários de Moabe ouviram as angústias do grito da destruição.” Quando há murmuração e angústia: Não há mais contentamento com as bênçãos do senhor e também não há mais resignação prazerosa em relação aos propósitos de Deus para a vida do cristão. Tudo é motivo de reclamação e de mórbido saudosismo. A tristeza é a expressão máxima do seu testemunho e há uma constante propensão para um estado depressivo. Tudo para este irmão é diabolicamente insatisfatório. No Verso 6 “Fugi, salvai a vossa vida; sede como a tamargueira no deserto;” - Quando se busca o isolamento: Irmãos que chegam na igreja, na congregação, mas que demonstram claramente com a expressão facial, com palavras ou com atitudes que não querem ninguém por perto. Vieram a igreja para picar o cartão ou para não faltarem ao compromisso. Buscam a solidão eclesiástica e se negam a mutualidade consoladora.

Ainda vemos no Verso 7 mais um sintoma ... “Porque, por causa da tua confiança nas tuas obras, e nos teus tesouros, também tu serás tomada; e Quemós sairá para o cativeiro, os seus sacerdotes e os seus príncipes juntamente.” - Quando se deposita excessiva confiança nos bens materiais: O irmão ou a irmã torna-se escravo da obsessão de possuir, de ter mais e mais, negligenciando a fidelidade e a gratidão ao Senhor que nos supre de tudo. No pensamento destes irmãos, não é Deus quem os sustenta, mas sim os seus próprios tesouros materiais.

No verso 11 diz Moabe esteve descansado desde a sua mocidade, e repousou nas suas fezes, e não foi mudado de vasilha para vasilha, nem foi para o cativeiro; por isso conservou o seu sabor, e o seu cheiro não se alterou. - Quando você se entrega à acomodação: A expressão "repousado como vinho sobre as fezes" significa acomodação espiritual. É uma figura emprestada da viticultura que se refere ao vinho ainda com impurezas, vinho que ainda não foi submetido a um processo de purificação qualitativa. A idéia aqui diz respeito ao cristão que se acomoda em uma vida espiritual afetada pelas impurezas do pecado, pelo mundanismo ou pela frouxidão ética, tornando-se sem valor diante de Deus. Um cristão acomodado é um irmão que não se preocupa com a santidade. Não busca crescimento espiritual. É alguém que não serve ao projeto de Deus para o testemunho da salvação.

A Palavra de Deus assevera que os negligentes são malditos diante dos olhos do Senhor e se você identifica pelo menos um desses sintomas em sua vida, você precisa urgentemente reverter a situação, para não sofrer as terríveis conseqüências deste pecado.

Vamos fechar esse comentário com esse versículo muito sério!!

Verso 10 ”Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue.” Vamos ver como estamos e se existe algum desses sintomas em nós, vamos tirar de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário